segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Herdeira do Silêncio - Resenha




Provavelmente, você já deve ter ouvido alguém falar sobre a ideia de que, se fosse contar a própria história de vida, esta resultaria em um bom livro. No entanto, o que torna especial à história de vida de uma pessoa senão aquilo que a torna única? Já dizia Caetano Veloso que cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é. Isso é fato. Todos temos nossas particularidades, características e formas diferentes de enxergar o mundo e viver a vida. Talvez por isso seja tão interessante e mereça uma atenção especial o livro ``A Herdeira do Silêncio``, escrito por Jenny Rugeroni, também autora deste blog.

O livro conta a história de Alexandra Mansfield, filha de Helen Mansfield e Luís Rodrigues, irmã de Paula e Lorena. Logo de inicio, percebemos uma das características marcantes da personagem principal: a timidez. Pode até parecer estranho destacar um lado introvertido da personalidade de alguém, mas nesse caso isto está longe de ser um defeito. Ela é observadora, reflexiva e sensível à realidade onde vive, tanto que a situação social e econômica do Brasil não passa batido por seus olhos. Aliás, em meio a cada passagem vivida e relatada em cada capítulo, conhecemos um pouco mais da cidade de Santa Ângela, localizada no interior de São Paulo. Somos apresentados às dificuldades em se conseguir o primeiro emprego, à situação da saúde pública e a falta de acesso a um ensino de qualidade.

Outro detalhe que devo acrescentar sobre o livro é a insatisfação da personagem principal. Em outras palavras, é uma inquietação que nasce em Alexandra e a motiva para sempre ir além da sua condição, pois mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ela ainda consegue seguir seu caminho, sem desistir de seus sonhos. E é muito interessante a forma como isso é mostrado, pois Alexandra narra suas próprias experiências de vida tal qual um diário. Não é um ``querido diário``,  daquele cheio de florzinhas e fotos, mas é algo muito mais amplo, profundo. Identificamos sentimentos e pensamentos da personagem e percebemos o quanto a história se mistura com o mundo real. Nesse sentido, podemos dizer que “A Herdeira do Silêncio” do titulo é alguém que não se cala, pois abre seu coração através das palavras.

E, exatamente através dessas palavras, acompanhamos fases da vida de Alexandra, não esquecendo, é claro, de descrever cenários com a mesma precisão com que fala de sentimentos. Talvez seja esse o motivo pelo qual a leitura desse livro seja algo tão especial, afinal, não são os acontecimentos em si que despertam nossa atenção e sim a forma como eles são relatados através de sua visão de mundo. Sendo assim, a palavra “silêncio” ganha uma outra forma, como se seu significado não fosse algo apenas restrito à ausência de som. Não. Nesse livro, o silêncio é como um sinônimo de liberdade.


Para adquirir um exemplo do livro, basta entre em contato com a autora através do e-mail jenny_rugeroni@hotmail.com  ou acessar a página da editora no link http://www.agbook.com.br/book/30037--A_Herdeira_do_Silencio

6 comentários:

Lindinha disse...

Gosto muito de ler.E esta será minha próxima leitura.
Parabéns pela iniciativa Jenny!Sucesso e tudo de bom sempre!

@ilovetubes disse...

Eu gosto de ler, só que é muito difícil essa relação minha com livros.
Então sempre baixo os livros na net mesmo...
e quem sabe eu não leia esse da próxima vez?!

estou indo seguir, retribui?
http://ilovetubes.blogspot.com/2011/11/diariodanick-5-b.html

O Despertar de um sonho disse...

Adoro ler. O problema é que sou meio ansiosa e acabo iniciando vários ao mesmo tempo.
Adorei sua resenha, muito convidativa, é bem provável que eu inicie esse também, muito em breve.

Jenny Rugeroni disse...

Marcus... estou emocionada com as tuas palavras, amigo! Como é gratificante encontrar pessoas como você, com a sua sensibilidade! Muito obrigada por tudo!

Victor Von Serran disse...

Adoro esse tipo de personagem, que dissolve barreiras em busca de seus sonhos !

bem vindo a nosso grupo no face...continue sempre postando...abraço

Anônimo disse...

Comecei a ler o meu hoje... adoro ler também.

Foi uma indicação também.

Postar um comentário

Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas! Deixe o seu por aqui...

 
Copyright © - fluindo o olhar... - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com