domingo, 13 de fevereiro de 2011

O poder da manipulação



Existe um poder dentro de cada ser humano que é capaz de mudar o destino das coisas, convencer você de que a direita com certeza é bem melhor que à esquerda ou que o amarelo com certeza talvez não seja a sua cor favorita. Bom, talvez esteja exagerando um pouco sobre isso até porque trata-se de um tema de natureza complexa e que, por sua vez, não possa ser explicado em sua totalidade porque nem todos as perguntas a respeito disso foram respondidas.

Manipular é algo discutível, principalmente quando os supostos manipulados não admitem que foram levados a tal situação. Isso é mais evidente em uma sociedade como a nossa que sofre do mal do sub-entendido ou das tão ``escancaradas`` obviedades. É muito comum uma pessoa achar que percebeu algo e já tomar aquilo como verdade e assim aceitar sem sombra de dúvida que um amigo, por exemplo, foi manipulado por alguém sem ao menos perceber. Sendo assim, o tal amigo determina-se a provar a tal manipulação como se tal feito fosse uma obrigação implícita da própria amizade. O mais irônico de tudo isso é quando o mesmo faz uso de táticas manipuladoras para completar a sua missão.

No entanto, o exemplo citado acima é apenas uma ramificação desta questão até porque muitos comunicadores se valem da sua boa lábia e imagem pública para vender produtos ou até mesmo convencer você de que escolher este ou aquilo candidato pode significar um destino trágico para seu estado ou país. A eleição de Collor, por exemplo, é um exemplo claro de como o poder da mídia pode influenciar o público em uma situação dessa. E com certeza não é o único na história do país.

Em outros casos, a manipulação interfere também na esfera dos relacionamentos pessoais em que a chantagem emocional torna-se a principal arma. Normalmente as vitimas são pessoas sensíveis e/ou ingênuas. Nesse jogo, vale basicamente qualquer argumento, verdadeiro ou não. O objetivo principal é conseguir o que quer e fazer com o outro sinta que não saiu perdendo. Bom, pelo menos, não logo de inicio até porque a ficha pode cair depois. Se eu acredito que exista ressentimento, culpa, arrependimento ou peso na consciência na mente e no coração desses ``atores`` e ``atrizes`` da vida real? Talvez, até porque acredito inocentemente na pequena possibilidade de que esse tipo de atitude seja feito num nível inconsciente. Também acredito que seja só uma questão de ponto de vista e apenas isso, afinal acusar alguém que mal se conhece de manipulador (a) é uma atitude medíocre de quem se coloca como júri e dono da verdade.

Enfim, o que está certo ou errado eu não sei. Posso ter algum discernimento para distinguir, mas não sou quem decide o significado de tudo. Só sei que todos temos algo chamado livre arbítrio e a liberdade de expressar o que sentimos e pensamos com o intuito de discutir e refletir, nunca esquecendo que cada um tem o direito de ter a sua opinião e vontade própria.

28 comentários:

Poison-Mandy FPB disse...

É um assunto complexo. Pessoalmente não me permito ser manipulado de forma alguma. Não abro mão do meu livre arbítrio.


http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

Vinicius Guahy disse...

interessante

Karla Hack dos Santos disse...

A verdade é que em níveis diferentes nós utilizamos deste poder!
Creio que ter um pouco de ética no uso é essencial!

;D

Murilo José disse...

O poder da manipulação não deve ser visto apenas pelo lado negativo. Muito pelo contrário, deve ser reconhecido o talento da pessoa que manipula. Muitas vezes não é consciente que o faz, simplesmente pelo olhar ou maneira de falar, consegue convercer os outros numa simples conversa.
Mas legal o texto.
Abraços..até mais.

Junior disse...

Opção da escolha é o que difere a manipulação, mas mesmo oferecendo algumas opções, a pessoa vai ser manipulada a escolher uma das opções que você oferece a ela, sendo uma de sua vontade e outra não, ou agindo conscientemente da manipulação oferencendo opções que podem lhe beneficiar, e outras que nem tanto, mas vai levar a pessoa manipulada para onde desejar.

è um assunto complicado, mas eu gosto,conscientemente eu não deixo ser manipulado por nada que não seja de meu agrado, mas as vezes é legal manipular de uma forma sadia, que as pessoas façam o que desejamos.


http://atordoadojr.blogspot.com/

Tarik disse...

É o governa na verdade tenta manipular agente com a mídia, post muito bom ta de parabéns =D

Rogerio disse...

os manipuladores estão em toda parte;;;temos que ficar esperto...

Adilean Coelho Alencar disse...

Acredito que somos muitas vezes manipulados.
Levando em consideração que somos fracos perante nossas vontades.Não temos força suficiente para lutar pelo que realmente desejamos.
Devemos ouvir a opinião dos outros,mas não necessariamente fazer o que dizem,ou o que querem que façamos.
Devemos ter vontade própria.Mesmo que pareça difícil.
Temos um grande poder em nossas mãos,o poder de escolher.
Façamos bom proveito dele!
Lindo seu texto!!

bia santos disse...

Cada pessoa é uma soma de várias informações...Toda opinião que temos é baseada em valores que adquirimos ao longo da vida. Muitas pessoas tem plena consciência que estão sendo manipuladas e até gostam disso...

Van Ponzoni disse...

Maior manipulador do mundo "TV" ela manipula sem que nos percebemos!!
Ser manipulador nem sempre é um defeito acho bem pior se deixar manipular.

Van Ponzoni disse...

Maior manipuladora do mundo é a "TV", ela consegue manipular sem que o povo perceba...
Na minha opniao mainupar nao é o grande problema o maior problema e se deixar manipular...dai vai de cada um.

Wander Shirukaya disse...

Não há mal em manipular fatos e pessoas, desde que os propósitos sejam realmente bons, inofensivos a ambas as partes, talvez o que seja difícil mesmo é saber quando iso não está sendo inofensivo.

Grande abraço!!! ^~

=^.^=Débora=^.^= disse...

Nao acredite naquilo que eles dizem na televisão, mentira sem sentido, MANIPULAÇÃO, vamos pensar de maneira consciência e nos podemos melhor tudo o que é errado e não esta em seu lugar.

Livia Barreto disse...

adorei o blog....somos manipulados a todo instante...

musicpris disse...

sinistroooo mas acontece direto

Gilvanete disse...

Euzinha, sou dona do meu nariz, em hipótese alguma deixo-me ser manipulada, tenho opinião própria, sei caminhar e conduzir-me. Jamais votei em candidato que a mídia destacou, tão pouco compro produtos ou entro em modísmo, só pq. falaram que é bom. Fiz sempre minhas escolhas sem remorso. Agora que tem gente vaquinha de presépio ah! isso tem, e como tem. Seu texto está ótimo, e esse é meu ponto de vista.

Italo Stauffenberg disse...

o texto está excelente, parabéns.

http://manuscritoperdido.blogspot.com/

Lillo Dogmez, o licantropo. disse...

AS MINORIAS RICAS DESSA SOCIEDADE, MANIPULAM AS OPINIÕES E VONTADES DAS MASSAS O TEMPO TODO ATRAVÉS DA MÍDIA. UM EXEMPLO DISSO É A PROPOSTA DE GOVERNO DA NOSSA PRESIDENTE, DE ECONOMIZAR DINHEIRO CORTANDO GASTOS. A ORDEM NÃO É ECONOMIZAR E SIM RECUPERAR OS FUNDOS MONETÁRIOS QUE FORAM GASTOS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DO ANO PASSADO, CUJO O EX-PRESIDENTE LULA ADMITIU DEPOIS DAS ELEIÇÕES QUE ELEGER DILMA ERA UMA META DO GOVERNO. E TODOS SABEM QUE PRO GOVERNO ATINGIR SUAS METAS, ELE NÃO RECORRE A FUNDOS PARTICULARES. AS RESERVAS MONETÁRIAS BRASILEIRAS FORAM GASTAS EM CAMPANHAS.

Mr. Rïver disse...

Parabéns pelo blog!

Barbara Nonato disse...

Eu acredito até mesmo que a manipulação muitas vezes aconteça sem que as pessoas se deem conta disso... "Eu nunca fui manipulado!" - dizem. Entretanto, em alguma ocasião, mesmo que remota, já se deixaram convencer por um vendedor de alguma loja que incentivou determinada compra. isso não é manipulação?!
O assunto é complexo assim como sua incidência constante, sem que as pessoas percebam.

Bebel Lima disse...

curti o texto

http://www.bebellima7.blogspot.com/

Nero disse...

Excelente texto. Você falou da eleição do Collor e eu me lembrei da eleição da Dilma, que também foi pura manipulação. Os políticos são os grandes manipuladores. Me lembrei do texto:

"O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Bertolt Brecht"

Filipe Dias disse...

A manipulação existe, a mais perigosa é a indireta, da quais pensamos que somos nos que tivemos a ideia para uma tal atitude.

volto aqui depois para fazer uma melhor analize de seu texto...

pode cobrar

Yaser Yusuf disse...

Manipulação é algo que existe desde que a sociedade desenvolveu a necessidade de coexistir!
Bom texto!

P. Florindo disse...

É um tema bastante pertinente e interessante.

Ao meu ver, apenas o conhecimento pode tornar o sujeito menos suscetível à manipulação. Muito se fala sobre a manipulação na política e isso existe e é muito forte não só no Brasil como em muitos países do mundo porque a população já está tão saturada de corrupção, ou simplesmente não tem "tempo" ou saco para conversar sobre política. Elas vivem em bolhas e vivem bem em sua ignorância. Agora, se um sujeito procura ler, se informar, estudar, e claro, isso também embasado em princípios que levam o bem estar social de TODOS, ele dificilmente será vítima de manipulação e saberá o que é verdade e o que é boato para ganhar votos e rotular um candidato de incapaz.

Também temos muita manipulação religiosa, seja ela qual for. Mais uma vez reforço que a ignorância em determinado assunto torna o sujeito mais propício a ser manipulado.

E por fim, autoconhecimento e autoconfiança é outra "vacina" contra uma tentativa de manipular sentimentos.

Claro que não é fácil manter-se informado sobre política, esportes, problemas sociais, religiões, conhecer as pessoas ao seu redor, etc. Importante é adquirir o conhecimento necessário além de ser sinceramente preocupado em ser uma pessoa justa.

Anônimo disse...

Hoje em dia estamos sujeitos a vários tipos de manipulação a da propaganda por exemplo ,todos nós fechamos os olhos para as propagandas de tv e acreditamos em tudo que eles dizem e isso é um tipo de manipulação.

Viviane Righi disse...

Ei Marcus...
Realmente os bons manipuladores costumam ter uma lábia muito boa. Mas, particularmente, não me deixo manipular. Acredito plenamente na questão do livre arbítrio. Tudo bem conversar, trocar idéias sobre os mais diversos assuntos, pedir opiniões ou conselhos. Mas, no final, a decisão tem que ser apenas sua. Puro livre arbítrio.

Bjos!

Nivaldo Gomes Filho disse...

o manipulador maior estar na terra levando varias vida ao inferno.

que o senhor abençoe a todos pois ele é o caminho a verdade e a vida.

Postar um comentário

Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas! Deixe o seu por aqui...

 
Copyright © - fluindo o olhar... - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com