segunda-feira, 15 de junho de 2009

Gentileza urbana

Por mais otimistas que formos, é muito complicado às vezes tentar viver a sua vida de uma maneira louvável, aplicando todas as coisas boas que aprendemos no decorrer de nossa existência... Coisas e comportamentos que beneficiariam a nós próprios e também as pessoas ao redor, mas que, na prática, não é bem assim que acontece. Você já ouviu falar sobre gentileza urbana? Aquelas atitudes politicamente corretas como, por exemplo, ceder um assento para algum idoso que está em pé dentro do ônibus, deixar uma gestante ou uma mulher com criança pequena no colo passar na sua frente naquela fila gigantesca, não jogar lixo nas ruas, respeitar os mais velhos, entre outros? Pois é. Muitos conhecem e fazem por aí um falso discurso; na verdade não praticam nada disso quando se faz necessário.

Tenho presenciado tantas cenas urbanas lamentáveis, que chego às vezes a perder a esperança nas pessoas - mas também estou ciente de que não podemos generalizar. É triste fazermos a nossa parte e darmos o exemplo, quando tantas pessoas não estão nem aí para isso e acabam não acrescentando nada de bom à nossa sociedade, que tanto clama por melhorias no comportamento das pessoas. Por respeito. Por ética. Por dignidade.

Muitas dessas pessoas se esquecem de que, juntos, formamos o todo. Não é possível ser feliz sozinho... uma sociedade mais justa e mais humana começa pelas atitudes de cada um de nós! Quando as pessoas irão acordar para essa realidade?

Criticar e procurar defeitos nas coisas e nas pessoas é muito fácil. Difícil é oferecer sugestões capazes de solucionar algo que não vai bem. Seria tão bom se todas as pessoas fossem mais participativas... Mas parece que o egoísmo está tomando conta das pessoas, cada vez mais. Mas, e aí? É isso o que realmente queremos para nós? E que tipo de contribuição podemos dar ao mundo? Convido a todos os leitores a refletir sobre o assunto. Eu, pelo menos, vou continuar fazendo a minha parte.

Até breve!

8 comentários:

jverdi disse...

Oi

Te convido pra conhecer meu Blog e minhas idéias.
Qdo. tiver um tempinho, dá um pulo lá.

http://www.julio-verdi.blogspot.com/


Bjs


Júlio Verdi

Luciana disse...

Vivi, também me sinto assim, indignada com a reação (ou a falta de reação) das pessoas em relação às questões sociais e diante das relações interpessoais, que andam cada vez mais frias. É revoltante ver alguém jogando lixo nas ruas, não agradecendo a um serviço prestado, fingindo que dormem no ônibus para não darem lugar aos idosos ou deficientes, buzinando para outro carro ao invés de coloborar, e outras coisas igualmente desagradáveis. É mesmo de causar uma certa deseperança nos homens.
Mas, se cada um se conscientizar sobre essas atitudes, ou a falta de outras, já é um começo.

Beijos e boa semana!

ivandro disse...

Muito bom este seu artigo e digo é isso que todos nós temos que botar em pratica em nossa vida cotidiana.

Marcus Alencar disse...

É certo que gestos tão simples como tratar bem as pessoas, ser educado e gentil podem fazer uma diferença grande no dia a dia, principalmente quando feitos com sinceridade. As pessoas reclamam da falta de educação, do egoísmo sem antes fazer uma auto-critica e pior: julgam a culpa da situação em outros. A culpa é sempre do outro, se for politico, então...nossa.
adorei o texto...é um tema pertinente
beijoss

Fabiana Borges disse...

Olá Marcos...( e Viviane tbm , pois pelo que vi, temos 1 dupla aqui! rs...)
Obrigada pela visita a minha página.
Então,Gentileza??? uma pena...hje em dia temos visto tão raramente..Um caos.Sigo pensando..

abraços.

Juba e Dea disse...

Para se conviver bem, deve haver pessoas solidárias e gentis Não há outra maneira! E isso faz um bem interno para quem fez a gentileza(ou simplesmente agiu como cidadão), como para quem recebeu a gentileza!

grande abraço
andrea

Israel Batista: "Xandin" disse...

Acho que mais nobre que apontar um erro geral da sociedade é conseguirmos identificar este erro em nós. Isso seria a primazia de toda transformação. Gostei muito do seu texto, parabéns!!!

Anônimo disse...

FICA AQUI A SUJESTAO GRATA

Postar um comentário

Comentários inteligentes são um excelente cartão de visitas! Deixe o seu por aqui...

 
Copyright © - fluindo o olhar... - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com